Atividade prática As camadas do solo - Ideias para Feira de Ciências


Atividade prática 
As camadas do solo - Ideias para Feira de Ciências

As camadas do solo 

Assista o vídeo do telecurso no link a seguir para aprimorar seu conhecimento: solo - telecurso.
Assista também esse vídeo sobre solo: as camadas do solo.
Assista a reportagem no vídeo a seguir: repostagem

Para Trabalhar esse tema em uma feira de ciências sugiro fazer uma representação das partes do solo em um aquário. Observe as camadas abaixo para você montar o aquário.



Materiais necessários:


Camada R: Rochas de diferentes tamanhos, formatos e cores. (Dê preferência para as mais leves.)

Camada C: Rochas menores.

Camada B: Argila ( de preferência ,bem vermelhinha)

Camada E: Areia ( bem seca e lavada)

Camada A: Terra de horta, com esterco e bem amarronzada.

Camada O : Terra com material orgânico como pedaços de cascas de vegetais; plantas (não podem ser murchas) e pequenos animais que vivem no solo como por exemplo besouros, formigas e minhocas.



Para montar o aquário é importante analisar bem o desenho acima e manter a coerência de tamanho entre as camadas.
Observe as camadas do solo

Para seu trabalho fazer sucesso na Feira de Ciências é muito importante você destacá-lo dos demais para isso siga as minhas dicas e arrase:

1 - Faça o aquário com as camadas de modo bem chamativo, coloque pedras grandes e diferentes para representar a camada rochosa, use areia lavada para evitar mau cheiro e coloque uma planta por cima para chamr atenção.


2 - Faça um mural bem bonito e grande com o desenho acima. Para colori- lo você poderá recortar pedaços de papéis marrom e amarelo e por cima deles colar terra, areia, argila e pedrinhas de verdade. Só o colorido não vai chamar muita atenção.


3 - Ao lado do aquário coloque amostras dos quatro tipos de solos em bequeres ou qualquer outro recipiente transparente. Consiga uma lupa e ofereça-a aos visitantes para que eles possam visualizar mais profundamente as carcterísticas dos tipos de solo.
             Lembre-se os quatro tipos de solo são: calcário, argiloso, arenoso e húmico.


4 - Para complementar você poderá fazer uma pequena experiência científica sobre a permeabilidade dos diferentes tipos de solo. A experiência é simples, veja-a nesse blog mesmo no marcador "Experiencias científicas na escola". clique aqui e veja a experiência


5 - Leia bastante a respeito do seu trabalho para dar um show de explicação para todos os visitantes.


6 - No mais é só aguardar o sucesso.



Leia as iformaçõesabaixo, para você saber mais sobre as camadas do solo e assim explicar bem para os visitantes

1. O que é o solo?

O solo, também chamado terra, tem grande importância na vida de todos os seres vivos do nosso planeta, assim como o ar, a água, o fogo e o vento. É do solo que retiramos parte dos nossos alimentos e que sobre ele, na maioria das vezes, construímos as nossas casas.


2.Como o solo é formado?

O solo é formado a partir da rocha (material duro que também conhecemos como pedra), através da participação dos elementos do clima (chuva, gelo, vento e temperatura), que com o tempo, e a ajuda dos organismos vivos (fungos, líquens e outros) vão transformando as rochas, diminuindo o seu tamanho, até transformá-la em um material mais ou menos solto e macio, também chamado de parte mineral.


3. Como os seres vivos ajudam na formação dos solos?

Logo que a rocha é alterada e é formado o material mais ou menos solto e macio, os seres vivos animais e vegetais, como insetos, minhocas, plantas e muitos outros, assim como o próprio homem, passam a ajudar no desenvolvimento do solo.

Eles atuam misturando a matéria orgânica (restos de vegetais e de animais mortos) com o material solto e macio em que se transformou a rocha. Esta mistura faz com que o material que veio do desgaste das rochas forneça alimentos a todas as plantas que vivem no nosso planeta.

Além disso os seres vivos quando morrem também vão sendo misturados com o material macio e solto, formando o verdadeiro solo.


IMPORTANTE: É preciso que a matéria orgânica seja misturada com o material solto e macio para que o solo possa existir de verdade.

4.Qual a composição do solo?

O solo ou terra como também é chamado, é composto de quatro partes, a saber:

1 - ar;
2 - água;
3 - matéria orgânica (restos de pequenos animais e plantas); e
4 - parte mineral que veio da alteração das rochas, ou seja a areia da praia, o barro que gruda no sapato e o limo que faz as crianças escorregarem.

Estes quatro componentes do solo se encontram misturados uns aos outros. A matéria orgânica está misturada com a parte mineral e com a água.

5. E o ar do solo onde ele está?

Dentro do solo existem pequenos buraquinhos, que chamamos de poros do solo, onde fica guardada a água e o ar que as raízes das plantas e os outros organismos necessitam para beber e respirar.

O SOLO FUNCIONA COMO UMA ESPONJA QUE USAMOS PARA TOMAR BANHO: TEM ÁGUA E AR DENTRO DELE.

6. Como o solo é estudado?

O solo é estudado nas pesquisas dividindo a parte mineral em três frações principais, de acordo com o seu tamanho, a saber :

Areia - a parte mais grosseira;
Silte - uma parte um pouco mais fina, ou seja o limo que faz escorregar; e
Argila - uma parte muito pequena que para ser visualizada necessita de microscópios muito possantes, ou seja a mesma que gruda no sapato.

7. Como o solo é organizado?

Assim como o nosso corpo, o solo também tem uma organização. Para podermos entender esta organização, primeiro vamos imaginar um bolo de aniversário que tem várias camadas, uma em cima da outra, como: uma camada de chocolate, uma de morango e uma de baunilha. O solo também tem as suas camadas que são chamadas de horizontes do solo.

Em cada uma destas fotos, podemos ver as diferentes camadas do solo, sendo cada uma de uma cor diferente. Estas camadas são os horizontes do solo, assim como as camadas do bolo de aniversário.

Os vegetais (frutas, verduras, legumes e árvores) e os pequenos animais quando morrem vão se misturando com este primeiro horizonte dando a ele uma cor escura.

IMPORTANTE:  A cor escura do primeiro horizonte vem da matéria orgânica do solo, que como já vimos, é formada por animais e plantas que morrem e caem sobre ele e, que aos poucos vão sendo misturados com a parte mineral.

8. Como os solos se apresentam na natureza?

Ao viajar de carro observa-se grandes diferenças no tipo de vegetação e plantações. Estas diferenças são em grande parte decorrente dos diversos tipos de solos que ocorrem na natureza.

Essas diversidades de solos refletem as variações que ocorre na natureza dos fatores de formação, descrito na expressão de solo anterior.

Assim, estes solos se apresentam na natureza com diferentes cores, como por exemplo: amarelo, vermelho, marrom, preto, cinza, azulado, esverdeado e branca. Lembram da areia da praia? Ela é branca, não é!

Além de possuir cor diferente, um determinado horizonte pode ser mais duro que outro, filtrar a água mais rápido e/ou deixar que as raízes cresçam mais ou menos depressa, etc.

Vale a pena Conferir!

O que você está procurando no O melhor da Biologia? Digite aqui:

Confira!

Este blog é um trabalho voluntário e apaixonado que desenvolvo de forma complementar, desde de 2009, ao meu trabalho como docente e pesquisadora.

Fazer este espaço de educação e ciências se tornou um hobby e uma contínua fonte de capacitação profissional.

Todo material existente aqui é para ser usado por todos os professores e alunos que desejarem. Não havendo nenhum custo financeiro.

Fernanda Aires Guedes Ferreira

Deixe aqui seu comentário.