Matéria e Energia



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Atividades - Capítulo 01 
Matéria e Energia


01. Defina os termos abaixo.
a) corpo: porção limitada da matéria.
b) massa: quantidade de matéria existente num corpo.
c) massa-padrão: massa conhecida usada para comparação.
d) volume: espaço ocupado pelo corpo.
e) matéria: tudo aquilo que existe e ocupa lugar no espaço.

02. Cite 03 exemplos de matéria. (qualquer coisa que exista e ocupe lugar no espaço)

03. A energia está presente em todos os seres vivos e em fenômenos da natureza. Como podemos definir a energia? Através dos cinco sentidos: olfato, paladar, visão, audição e tato.

04. O que são átomos? Seu conjunto forma o quê?
Partículas extremamente pequenas constituem as substâncias. Conjunto de átomos formam as moléculas.

05. Explique como são formadas as moléculas a seguir:
a) H2O (água) 2 átomos de Hidrogênio + 1 átomo de Oxigênio
b) C6H12O6 (glicose) 6 átomos de Carbono + 12 átomos de Hidrogênio + 6 átomos de Oxigênio
c) O2 ( gás oxigênio) 2 átomos de Oxigênio
d) O3 (gás ozônio) 3 átomos de Oxigênio
e) CO2 (gás carbônico) 1 átomo de Carbono + 2 átomos de Oxigênio
f) C4H10 (gás butano) 4 átomos de Carbono + 10 átomo de  Hidrogênio

Álcool e biodiesel: fontes alternativas de energia
Página 12 e 13

01. Quais fatores favoreceram os investimentos na produção de álcool no Brasil?
O crescimento das vendas de carros bicombustíveis (flex) e o crescente interesse mundial por fontes alternativas de energia mais baratas e menos poluentes que o petróleo.

02. Qual a matéria-prima que pode ser usada para produção de álcool? Cite exemplos.
O álcool é produzido a partir matérias primas com origem vegetal que possuem altos índices de frutose. A principal matéria prima utilizada é a cana-de-açúcar, mas existe também o uso de outras matérias como, por exemplo, o milho, a mandioca e o eucalipto.

03. Explique o que é biodiesel?
O biodiesel é um combustível renovável, pois é produzido a partir de fontes vegetais .

04. O que a legislação brasileira exige a respeito do biodiesel?
Exige, desde 2010, que haja um percentual de 5% de biodiesel misturado aos 95% de diesel comum (chamado B5)

05. Por que o diesel é uma energia não renovável que polui o meio ambiente e o biodiesel é renovável e não polui?
O diesel é proveniente da queima de combustíveis fósseis que se formou a milhões de anos atrás, portanto não renovável, e que libera na sua combustão vários componentes tóxicos.
Já o biodiesel é proveniente da extração de óleo de vegetais e pode ser produzido a qualquer tempo (renovável), como é derivado de plantas, não é tão poluente comparado ao diesel comum.

Demócrito e o atomismo
Página 14

01. Quem foi Demócrito?
Foi um dos primeiros defensores de que a matéria era formada por átomos – ideia do atomismo.

02. Quais foram as premissas de Demócrito e seus seguidores?
Acreditavam que qualquer parte da matéria poderia ser dividida e subdividida em suas partículas fundamentais, os átomos.

03. Qual a origem da palavra átomo?
Vem do grego e significa: indivisível, sem partes.

04. Na atualidade ainda afirmamos que os átomos são totalmente indivisíveis? Explique.
Não. Os átomos podem ser divididos em partículas menores os prótons e os elétrons.


Transformação de energia
Página 16 e 17

01. A energia pode ser transformada de um tipo a outro. Dê um exemplo para cada transformação química de energia, a seguir.
a) química para mecânica: movimento do flagelo de um espermatozoide; qualquer tipo de contração muscular.
b) química para elétrica: músculos do peixe-elétrico (Electrophorus electricus); sinapse dos neurônios.
c) química para luminosa: luminosidade de alguns peixes, crustáceos, esponjas, bactérias, algas e fungos; luminosidade dos vaga-lumes e peixes abissais para atração dos parceiros sexuais.

02. O que é energia cinética? Dê um exemplo.
É uma energia captada na movimentação brusca de um corpo. Como exemplos, temos: a queda d´água numa turbina acoplada a um gerador que gera energia elétrica.


Para raciocinar cientificamente
Atividade Complementar

Estou com uma lista em que matérias, corpos e objetos estão misturados. Preciso que você faça a separação. Para isso, adote o seguinte critério:
 - não sendo corpo nem objeto, marque matéria;
- sendo matéria, mas não objeto, marque corpo.


Matéria
Corpo
Objeto
Cinzeiro


x
Ouro
x


Copo

x
x
Caco de vidro

x

Pedra
x


Água
x


Mesa


x
Panela


x


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Biologia 3 período EJA - Educação de Jovens e adultos

Olá Alunos e professores de Biologia,

Deixo para vocês usufruírem minhas aulas de Biologia feitas para o 3º período da EJA (Educação de Jovens e Adultos). Trata-se de planos de aula completos e diários, além  do plano de curso abrangendo as habilidades a serem alcançadas pela EJA de acordo com o CBC de Biologia.

Muitas partes do material estão organizadas de modo a facilitar o uso de xérox pelo professor.

Para baixar o planejamento completo clique aqui

Unidade 1 – Genética
·         Introdução à genética
·         Reprodução dos seres vivos e reprodução celular
·         Transmissão dos caracteres hereditários
·         Os experimentos de Mendel
·         O sistema ABO
·         O sistema RH
·         Eritroblastose fetal
·       A herança ligada ao sexo










Unidade 2 – Ecologia

·         Introdução à Ecologia
·         Conceitos básicos de Ecologia
·         Cadeias e Teias alimentares
·         Relações Ecológicas entre os seres vivos
·         Sucessão Ecológica
·         Os Biomas brasileiros
·         Os seis maiores Biomas Mundiais
·         Humanidade e Ambiente











Unidade 3 – Evolução
·         Ideias sobre teorias evolucionistas e criacionistas
·         Teoria moderna da evolução.
·         Evidências da evolução.
·         Evolução humana


Aulas em Power-point de Biologia 

Unidade I – GENÉTICA



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Unidades 2 - ECOLOGIA 

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Unidade 3 – Evolução






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Aulas sobre Sistemas reprodutores, Puberdade e Fecundação para alunos com necessidades especiais

Deixo nesta postagem planos de aula completos para trabalhar os temas:
 - Sistemas reprodutores feminino e masculino,
 - Puberdade
 - Fecundação

Trata-se de planos de aulas feitos para alunos com dificuldade de aprendizagem, principalmente aqueles que não conseguem escrever com agilidade devido à alguma deficiência física.

Espero que gostem!

                                                 Para baixar os planos de aula clique aqui

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Aula para estudantes com necessidades especiais sobre Introdução ao Corpo Humano


Disponibilizo meus planos de aula para Introdução ao Corpo Humano.São Aulas para alunos com dificuldades de aprendizagem, mas que com a ajuda de um professor consegue ter bom rendimento intelectual.

Para acessar os planos de aula Clique aqui


Espero que gostem. 
Aproveitem para conferir as outras postagem sobre o assunto Inclusão: aulas sobre Inclusão
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Biodiversidade e Classificação

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01. O que é biodiversidade?
Conjunto de todas as espécies de seres vivos que nela existem.

02. O que estuda a taxonomia? O que significa a palavra taxonomia?
Taxonomia é um ramo da ciência que descreve e classifica os seres vivos.
A palavra vem do grego e taxo significa ordem e nomia significa lei.

03. Quantas espécies de seres vivos conhecemos atualmente (catalogadas)?
Cerca de dois milhões de seres vivos.

04. O que é classificar uma espécie? Cite três critérios que podemos usar para classificar um ser vivo.
Classificar é agrupar, formar grupos, obedecendo a determinados critérios. São critérios de classificação, por exemplo, a tipo de nutrição (autótrofo ou heterótrofo), o número de células (unicelulares ou pluricelulares), organização celular (eucarionte ou procariontes).

05. Conceitue espécie.
Espécie é um conjunto de organismos semelhantes entre si, capazes de cruzar e gerar descendentes férteis.

06. Sobre a forma de escrever um nome científico, responda:
a) Em qual idioma é escrito? Latim
b) Como deve ser destacado no texto? Em itálico de digitado e sublinhado se manuscrito.
c) É formado de quantas palavras? Duas palavras
d) A primeira palavra de um nome científico refere-se a quê? E a segunda palavra? Primeira palavra é o gênero e a segunda é o epíteto específico.

07. Complete.
a) Várias espécies podem formar um gênero.
b) Vários gêneros agrupados formam uma família.
c) Várias famílias agrupadas formam uma ordem.
d) Várias ordens formam uma classe.
e) Várias classes formam um mesmo filo.
f) Vários filos formam um mesmo reino.
.
08. Complete o quadro abaixo sobre os cinco reinos dos seres vivos.


Monera
Protoctista
Fungi
Plantae
Animalia
Numero de células
(unicelulares ou pluricelulares)
unicelulares
unicelulares
uni ou pluricelulares
pluricelulares
pluricelulares
Organização celular
(procarionte ou eucarionte)
procarionte
eucarionte
eucarionte
eucarionte
eucarionte
Forma de alimentação
(autótrofos e/ou heterótrofos)
autótrofas e heterótrofas
autótrofas e heterótrofas
heterótrofos por absorção
autótrofos
heterótrofos

09. Quanto a forma de classificação dos seres vivos, complete
Espécies                   gênero                  famílias                    ordem                      classe                    filo                  reinos


10. Cite dois representantes de seres vivos de cada reino abaixo. Pessoal
a) monera                          b) protoctista                    c) fungi                d) plantae                          e) animália



Árvores filogenéticas: relações de parentesco evolutivo
Páginas 54 e 55

01. O que são árvores filogenéticas?
São representações gráficas das relações de parentesco evolutivo entre grupos de seres vivos.


02. Observe a árvore filogenética da página 55 analisando o parentesco dos felinos e responda:
a) Quem é o parente mais próximo do leão? Leopardo
b) Quem é o parente mais próximo da onça? O leão e o leopardo
c) Quem é o ancestral (número) comum entre o leão, leopardo e a onça? O ancestral 2.

d) De quais animais o ancestral de número 3 não é comum? Leão, leopardo, onça. Tigre, leopardo-das-neves.
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A evolução dos seres vivos


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01. Quando os dinossauros surgiram na Terra? Há mais ou menos 225 milhões de anos atrás.

02. Explique o que são fósseis.
São partes ou restos do corpo ou ainda simples vestígios de seres que viveram em épocas remotas, tais como: ossos, dentes, conchas, carapaças, pegadas, trilhas,moldes e outras evidências diretas e indiretas.

03. Como os seres humanos podem calcular a idade de um fóssil? Cite duas possibilidades.
Estudando a camada de sedimento onde o fóssil foi encontrado ou medindo a radioatividade que sobrou no fóssil desde a época que o material foi depositado.

04. Estudando um fóssil o que podemos descobrir sobre a vida do ser vivo?
Podemos descobrir características sobre a vida do ser vivo, tais como: hábitos alimentares, aparência, tamanho, habitat, entre outros.

05. Quando um ser vivo está adaptado ao ambiente em que vive?
Quando a espécie possui características que contribuem para sua sobrevivência e reprodução no ambiente onde se encontra.

06. Quem foi o cientista Charles Darwin? Foi um cientista inglês que formalizou e divulgou o conceito de seleção natural.

07. De acordo com Darwin o que é seleção natural?
Mecanismo pelo qual o ambiente atua nos seres vivos como um fator selecionador: indivíduos com características favoráveis têm maiores chances de sobreviver e se reproduzir, enquanto os seres com características desfavoráveis tendem a ser eliminados.

08. O que é evolução? Quando começou a acontecer?
É o processo de transformação pelo qual passam os seres vivos através dos tempos, incluindo a origem de novas espécies.  A evolução começou a acontecer desde o surgimento da Terra.

09. Como características novas podem aparecer num indivíduo? Através da mutação e da variabilidade genética.

10. Por que cada indivíduo formado por reprodução sexuada tem sua própria combinação genética?
Porque ocorre mistura de material genético do gameta feminino e do gameta masculino.

Insetos desenvolvem resistência a inseticidas?
Página 45

01. O que os agricultores normalmente fazem para combater os insetos? Usam inseticidas

02. Por que depois de algum tempo os insetos não reagem mais de forma eficiente aos inseticidas?
Porque na população de insetos existentes alguns que são resistentes a inseticidas, com o tempo estes insetos resistentes passam a dominar a população inseto da plantação.

03. Por que é um equívoco dizer que os insetos desenvolvem resistência a inseticidas?
O inseticida não induz o desenvolvimento de resistência, esta característica nasce junto com o inseto. O uso de inseticida somente propicia a seleção de insetos resistentes que já existiam no grupo de insetos não resistentes.

04. Podemos afirmar que após os inseticidas passaram a surgir dois grupos de insetos? Comente.
Sim o grupo dos resistentes e dos não resistentes. 
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Este blog é um trabalho voluntário e apaixonado que desenvolvo de forma complementar, desde de 2009, ao meu trabalho como docente e pesquisadora.

Fazer este espaço de educação e ciências se tornou um hobby e uma contínua fonte de capacitação profissional.

Todo material existente aqui é para ser usado por todos os professores e alunos que desejarem. Não havendo nenhum custo financeiro.

Fernanda Aires Guedes Ferreira

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