Sistema reprodutor masculino e feminino


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SISTEMA REPRODUTOR FEMININO

O sistema reprodutor feminino é formado pelas gônadas (ovários) que produzem os óvulos, as tubas uterinas, que transportam os óvulos do ovário até o útero e os protege, o útero, onde o embrião irá se desenvolver caso haja fecundação, a vagina e a vulva.

Ovários
Os ovários são órgãos sexuais primários, produzem os óvulos e os hormônios sexuais femininos estrógeno e progesterona. Os ovários possuem o tamanho aproximado de uma azeitona.
A camada mais externa de tecido é chamada de córtex e possui milhares de células, que são os óvulos imaturos, chamados de folículos primários, que completam seu desenvolvimento durante a ovulação.

Tubas uterinas
As tubas uterinas são formadas pelas seguintes partes: a mesoalpinge é a região onde ela se prende no útero, o istmo é a porção medial que se abre o útero e a ampola é a região onde ela sofre uma curvatura para encontrar o ovário.
Próximo ao ovário exixtem fímbrias movimentam-se, carregando o óvulo pelo interior da tuba uterina, com o auxílio das células ciliadas presentes na região e também de contrações musculares da parede.

Útero
O útero possui a forma de uma pera invertida, é musculoso e oco. Na sua região superior/lateral está ligado com as tubas uterinas e na região inferior está ligado com a vagina. Está situado na cavidade pélvica, atrás da bexiga urinária e anteriormente ao reto.
O interior do útero é revestido por um tecido muito vascularizado e sua parede é formada por três camadas, que são as mesmas das tubas uterinas: serosa, miométrio e endométrio.
A serosa é formada pelo peritônio.
O miométrio encontra-se abaixo da serosa e é responsável por boa parte da espessura da parede uterina.
O endométrio é uma camada de células que reveste a cavidade uterina e tem uma participação muito importante durante a ovulação. Todo mês ele se torna mais espesso para receber o óvulo fertilizado. Caso não ocorra a fertilização, o endométrio que se desenvolveu é eliminado através da menstruação.



Vagina
A vagina é um canal musculoso que liga o colo do útero ate o exterior, na genitália. Próximo à entrada da vagina há uma membrana vascularizada, chamada hímen, que bloqueia a entrada da vagina total ou parcialmente e normalmente se rompe nas primeiras relações sexuais.
mucosa vaginal possui pH ácido para impedir a proliferação de micro-organismos nesta região.
Na parede da vagina há células produtoras de muco para lubrificar a região durante a relação sexual, facilitando a penetração do pênis. Estas células são chamadas de glândulas de Bartolin.


Genitália feminina externa
A genitália feminina externa é chamada de vulva. Normalmente sua região mais externa é coberta com pelos.
É formada pelos grandes lábios, que envolvem duas pregas menores, chamadas de pequenos lábios e que protegem a abertura vaginal e circundam o clitóris. São altamente vascularizados.
O clitóris é um pequeno órgão, altamente sensível e corresponde a glande do pênis e é formado por tecido erétil.

Períneo feminino
É a região externa entre a vagina e o ânus.

Mamas e glândulas mamárias
As glândulas mamárias produzem o leite que servira de alimento para o recém-nascido. Também estão presentes nos homens, porém não produzem leite.
São formadas externamente pelo mamilo e aréola.
As glândulas mamárias são formadas por 15 a 20 lobos. É na puberdade, sob a ação dos hormônios que elas começam se desenvolver.


Ciclo Menstrual
Ciclo menstrual é o nome dos processos que ocorrem no sistema reprodutor feminino todo mês em decorrência da ação dos hormônios estrógeno e progesterona.
Fases do ciclo menstrual:

Fase menstrual
A menstruação é a eliminação do tecido endometrial, sangue, secreções e muco do útero, e dura de três a sete dias.

Fase proliferativa
Nesta fase há um aumento na produção de estrógeno e a parede do endométrio começa ficar espessa. O folículo primário amadurece e começa secretar progesterona. Ocorre a ovulação, próximo ao 14º dia após o início da menstruação.
Essa fase é chamada de proliferativa, pois as células do endométrio se proliferam e recebem vasos sanguíneos.

Fase secretora
Após a ovulação, o folículo que se rompeu sofre algumas transformações, tornando-se amarelado e recebe o nome de corpo lúteo, ou corpo amarelo. Sua função é produzir progesterona e estrógeno.
O endométrio está pronto para receber o embrião e está ricamente vascularizado. Por volta da 4ª semana, o corpo lúteo regride e cessa a produção de hormônios. Se não houver fecundação o endométrio é eliminado através da menstruação, iniciando um novo ciclo menstrual.





SISTEMA REPRODUTOR MASCULINO

Os órgãos do sistema reprodutor masculino produzem os gametas por meio da gametogênese e são anatomicamente moldados para inserir estes gametas no sistema reprodutor feminino para que haja fecundação e continuidade da espécie.
As gônadas masculinas ou testículos, são órgãos sexuais principais, pois produzem os gametas e os hormônios que definem as características sexuais secundárias. O epidídimo, ducto deferente, vesículas seminais, próstata e pênis são chamados de órgãos sexuais acessórios.

Testículos

Os testículos são duas glândulas de forma oval, que ficam situadas na bolsa escrotal. Na estrutura de cada testículo encontram-se tubos finos e enovelados chamados tubos seminíferos. Nos testículos são produzidos os espermatozoides que são as células reprodutoras (gametas) masculina e diversos hormônios, entre eles, a testosterona, responsável pelo aparecimento das características sexuais secundárias masculinas, como os pelos, modificações da voz etc.

Epidídimo
Epidídimo é um canal alongado que se enrola e recobre parte da superfície de cada testículo; é o lugar onde os espermatozoides que acabam de ser formados são armazenados.

Ducto deferente
é um tubo fino e longo que sai de cada epidídio, passa pelas pregas ingual (virilha) através dos canais inguinais, segue sua trajetória pela cavidade abdominal, circunda a base da bexiga, alarga-se formando uma ampola, recebe o líquido seminal (proveniente da vesícula seminal), atravessa a próstata, que nele descarrega o líquido prostático e vai desaguar na uretra. O conjunto dos espermatozoides, do líquido seminal e do líquido prostático, constitui o esperma ou sêmen.

Vesícula seminal
A vesícula seminal são duas pequenas bolsas localizadas atrás da bexiga, que produzem o líquido seminal (secreção espessa e leitosa, que neutraliza a ação da urina e protege os espermatozoides, além de ajudar seu movimento até a uretra.

Próstata
A próstata é uma glândula, localizada sob a bexiga, que produz uma secreção clara e fluida que integra a composição do esperma.Canal deferente

Uretra
A uretra é um canal que serve ao sistema urinário e ao sistema reprodutor. A uretra vai do interior do pênis até a ponta da glande, onde há uma abertura pela qual o sêmen é eliminado. O pênis é um órgão cilíndrico externo, que contém grande parte da uretra

Pênis


O pênis é formado pelas seguintes partes: glande, prepúcio, corpo cavernoso, corpo esponjoso e bulbo. A glande é a extremidade do pênis, coberta por uma pele, chamada prepúcio. Os dois corpos cavernosos e o corpo esponjoso possuem espaços esponjosos que se enchem de sangue, causando a ereção. O canal da uretra passa por entre esses tecidos eréteis. O bulbo é a região alargada do corpo esponjoso, na sua região proximal (base do pênis).


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ATIVIDADES - Primeira Lei de Mendel - Lei da Segregação dos Fatores


Faça em seu caderno os cruzamentos com as ervilhas conforme se pede abaixo e determine a proporção genotípica e fenotípica. Observe o exemplo.


Agora faça você os cruzamentos e deixe a proporção genotípica e fenotípica.
a)    Sementes de cores amarelas heterozigotas (Vv) x sementes de cores verdes (vv)
b)   Flores de cores brancas (bb) x flores púrpuras homozigotas (BB)
c)    Sementes de forma lisa homozigotas (RR)  x lisa heterozigotas(Rr)
d)   Sementes de cores amarelas heterozigotas (Vv) x Sementes de cores amarelas heterozigotas(Vv).
e)    Plantas baixas (bb) x plantas baixas (bb)
f)    Flores púrpuras heterozigotas (Bb) x flores brancas (bb).
g)   Ambas as vagens de cor verde heterozigotas(Aa).

h)   Ambas as sementes amarelas homozigotas (VV).
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Atividades sobre as Características da Célula

Atividades de Ciências sobre 
Características das células
Nome: ________________________________________________________nº _____________

Turma: ________ Professor (a) _______________________ data: ____/_____/______

01. O que são células?

02. Conceitue:
a) multicelular
b) unicelular
c) procarionte
d) eucarionte

03. Como são chamados os diferentes conjuntos de células semelhantes na forma e na função que podemos encontrar no nosso corpo?

04. O que são organelas celulares? Onde podemos encontra-las nas células?

05. Relacione:



(1) células
(2) tecidos
(3) órgãos
(4) sistemas
(5) organismo
(           ) reunião de vários órgãos
(           ) conjunto de tecidos
(           ) conjunto de células
(           ) reunião de todos os sistemas
(           ) menor parte que forma um ser vivo



06. Qual a principal diferença entre uma célula animal e uma célula vegetal?

07.  Um inseto é um ser vivo e uma pedra não. Que características os diferenciam?


08. Diferencie os seres vivos quanto a forma de nutrição, ou seja, autótrofos e heterótrofos
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Plano de Aulas de Ciências sobre o Sistema Digestório

Olá Alunos e professores, 
Deixo nesta postagem um rico planejamento de aulas sobre o sistema digestório. 

Espero que gostem. 



PLANO DE AULA DE CIÊNCIAS - 8º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

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Unidade – SISTEMA DIGESTÓRIO

  • Alimentos
-          Os alimentos e o metabolismo
-          Tipos de alimento
-          Substâncias nutritivas dos alimentos
-          A energia dos alimentos
-          Dieta alimentar
-          Hábitos alimentares saudáveis
-          A conservação dos alimentos

  • Digestão
-          Funções do sistema digestivo
-          A digestão dos alimentos

  • Sistema digestivo completo: boca, faringe, esôfago, estômago, intestino delgado e intestino grosso.
-          O caminho do alimento.


Habilidades a serem conquistadas pelos alunos:

Conhecer os vários tipos de alimentos e calcular a energia contida neles;
Elaborar uma dieta alimentar saudável;
Reconhecer os órgãos que fazem parte do sistema digestivo e suas respectivas funções.


PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS
  • Aulas expositivas
  • Aulas práticas
  • Atividades diferenciadas

RECURSOS DIDÁTICOS
  • Livro didático
  • Jogos didáticos
  • Apresentações virtuais usando tecnologias como vídeos e power point,
  • Atividades lúdicas

BIBLIOGRAFIA
Ø  Parâmetros Curriculares Nacionais. Ciências Naturais. Brasília: MEC/SEF, 1998.
Ø  Centro de Referência Virtual do Professor. Currículo Básico Comum. 6º ao 9º anos do Ensino Fundamental.
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Atividades de Biologia sobre Introdução à Genética

Atividades de Biologia sobre 
Introdução à Genética 
Nome: ____________________________________________________nº _____________
Turma: ________ Professor (a) _________________________ data: ____/_____/______


01. Complete:


Gameta
Órgão onde fica
Masculino


Feminino



02. Sobre as primeiras ideias sobre herança biológica, explique com suas palavras como eram as hipóteses sobre:
a)         Pangênese:
b)        Contribuição diferenciada entre macho e fêmea:
c)         Pré-formismo:
d)        Formação de gametas

03. Quais foram as primeiras formas de aplicação de conhecimentos genéticos?

04. Qual a etimologia das palavras abaixo?
a)      Genética
b)      b) Gameta:

05. Leia com atenção o texto a seguir e responda.

UMA CÉLULA QUE MUDOU DE TIME
O biólogo Jerry Borges relata um surpreendente resultado obtido por cientistas da Universidade de Guelph, no Canadá: eles mostraram que gametas femininos podem ser formados a partir de células da pele. Publicado na Nature Cell Biology, o estudo desafia um pilar da biologia do desenvolvimento.
(Fonte: Ciência Hoje online, 21 de abril de 2006.)

Sobre esse assunto, assinale a afirmativa INCORRETA.
a) A técnica descrita poderia ser útil para a produção de gametas em mulheres que não possuem ovários.
b) Os gametas femininos originados de células da pele de um mesmo indivíduo devem apresentar um mesmo patrimônio genético.
c) O sucesso do processo descrito dependeu da indução de meiose em uma célula somática.
d) Em condições normais, as crianças do sexo feminino apresentam, em seus ovários, ovócitos no início da primeira divisão meiótica.
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Este blog é um trabalho voluntário e apaixonado que desenvolvo de forma complementar, desde de 2009, ao meu trabalho como docente e pesquisadora.

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Fernanda Aires Guedes Ferreira

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