Filo dos Platelmintos e Nematelmintos

Olá professores e alunos,

Nesta postagem deixo minha aula em power point sobre o Filo dos Platelmintos e dos Nematelmintos. Abordei de forma detalhada a importância de cada verminose.

Deixo também o plano de aula sobre o Filo dos Platelmintos e dos Nematelmintos com bastante exercícios.

Espero que gostem.

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Atividades sobre o Filo dos Platelmintos

01. Qual a origem da palavra Platelminto?
02. Quais as principais características dos platelmintos?
03. Qual o habitat de um platelminto não parasita, ou seja, de vida livre?
04. Como é a forma de locomoção dos platelmintos?
05. Qual o tamanho do corpo de um platelminto?
06. Quanto ao tubo digestivo quais são as características dos platelmintos? Por que alguns vivem agarrados em presas?
07. A que grupo de platelminto pertence a planária?
08. Quais são as características da planária? Explique como é a vida deste animal.
09. Explique com suas palavras como acontece a reprodução sexuada e assexuada das planárias.
a) assexuada
b) sexuada
10. Qual o nome científico da tênia que parasita:
a)   o porco e o ser humano?
b) o boi e o ser humano?
11. Qual a diferença entre a Taenia solium e a Taenia saginata?
12. Cite três maneiras pelas quais podemos evitar a teníase.
13. O que a cisticercose?
14. Quais são as características do animal esquistossomo? Explique como é a vida deste animal.
15. Qual doença o esquistossomo pode provocar?
16. O que acontece com uma pessoa contaminada pelo esquistossomo?
17. Qual a importância do caramujo no ciclo de vida do esquistossomo?
18. Cite três maneiras pelas quais podemos evitar a doença conhecida como barriga d´água.





Atividades sobre o Filo dos Nematelmintos

01. Qual a origem da palavra Nematelminto?
02. Quais as principais características dos nematelmintos?
03. Qual característica evolutiva os nematelmintos passarão a ter em relação aos platelmintos?
04. O que diferencia um nemateleminto macho de um nemateleminto fêmea?
05. Qual o tamanho do corpo dos nematelmintos a seguir?
a) ancilóstomos
b) lombrigas
c) oxiúros
d) filarias

06. Qual o nome científico dos nematelemintos a seguir?
a) ancilóstomos
b) lombrigas
c) oxiúros
d) filárias

07. Qual o nome da doença causada pelos nematelmintos a seguir?
a) ancilóstomos
b) lombrigas
c) oxiúros
d) filárias
08. Quais são os sintomas de uma pessoas contaminada por ancilóstomos?
09. Quais são os sintomas de uma pessoas contaminada por lombrigas?
10. Quais são os sintomas de uma pessoas contaminada por oxiúros?
11. Quais são os sintomas de uma pessoas contaminada por filárias?



 Atividades complementares sobre Verminoses

01. O esquema abaixo representa o ciclo de vida de um verme:

Qual a doença que ele causa?
a) Doença de Chagas 
b) Esquistossomose   
c) Teníase                  
d) AIDS
 

02. O homem adquire teníase quando:
a) come verdura                            
b) bebe água contaminada
c) ingere carne de porco ou de boi mal cozida e contaminada
d) toma banho em rios contaminados

03. Dentre os grupos de doenças citados abaixo, marque a alternativa na qual todas elas sejam causadas por vermes.
a) Filariose, giardíase, ascaridíase, leishmaniose.
b) Filariose, triquinose, ancilostomose, leishmaniose.
c) Teníase, giardíase, ancilostomose, esquistossomose.
d) Cisticercose, tricocefalíase, ancilostomose, esquistossomose.
e) Hidatidose, amarelão, balantidiose, oxiurose.


04. Sobre doenças causadas por vermes, assinale V ou F nas alternativas abaixo:
a) (         ) São considerados vermes os platelmintos, também chamados de vermes cilíndricos; e nematelmintos ou vermes achatados. 
b) (         ) Os platelmintos estão divididos nas Classes Trematoda, Cestoda e Turbellaria, sendo que as duas primeiras são constituídas por animais parasitas.
c) (         ) As tênias pertencem à Classe Trematoda. 
d) (         ) A ascaridíase é uma doença causada por nematelmintos.
e) (         ) A larva migrans (Ancylostoma braziliensis) também é chamada de bicho-geográfico.

05. Um personagem típico da zona rural, que era magro, pálido, andava descalço e mal vestido, além de ter o intestino cheio de vermes. Os vermes intestinais responsáveis pelo estado do Jeca e o que as pessoas devem fazer para não adquiri-los são, respectivamente:
a) ancilóstomos e andar calçado.                                                            
b) ancilóstomos e vestir-se bem.
c) lombrigas e andar calçado.                                                               
d) lombrigas e lavar bem as verduras.

06. A esquistossomose é uma parasitose humana causada pelo Schistosoma mansoni.  A respeito desse parasita é INCORRETO afirmar que:
a) além do homem, possui um outro hospedeiro.
b) tem sexos separados, isto é, há machos e fêmeas.
c) pertence ao mesmo filo da Taenia solium.
d) possui mais do que um estágio larval.
e) é adquirido pelo homem por meio da ingestão de alimentos contaminados com as larvas.

07. Em locais onde não se utilizam instalações sanitárias para defecação, as pessoas que andam descalças podem  adquirir uma parasitose intestinal que as deixa fracas e anêmicas, devido a diarreias e sangramentos da parede do intestino provocados pelas cerdas existentes na cabeça do verme parasita. Esse verme é:
 a) o esquistossomo                                      
b) a lombriga                     
c) o ancilóstomo                              
d) o sanguessuga

08. Leia o texto, a seguir:
Lagoa Azul está doente
Os vereadores da pequena cidade de Lagoa Azul estavam discutindo a situação da saúde no município. A situação era mais grave com relação a três doenças: doença de chagas, esquistossomose e ascaridíase (lombriga). Na tentativa de prevenir novos casos, foram apresentadas várias propostas.
Proposta 1:
promover uma campanha de vacinação.
Proposta 2:
promover uma campanha de educação da população a noções básicas de higiene, incluindo fervura da água.
Proposta 3:
construir rede de saneamento básico.
Proposta 4:
melhorar as condições de edificação das moradias e estimular o uso de telas nas portas e janelas e mosquiteiros de filó.
Proposta 5:
realizar campanha de esclarecimento sobre o perigo de banhos em lagoas.
Proposta 6:
aconselhar o uso controlado de inseticidas.
Proposta 7:
drenar e aterrar as lagoas do município.

Para o combate da ascaridíase, a proposta que terá maior benefício social se implementada pela prefeitura será:
a)1                         b)3                         c)4                         d)5                        e)6


09. No exame, a olho nu, das fezes de uma criança foi constatada a presença de uma estrutura esbranquiçada, similar a pedaços de macarrão, cujo nome técnico é proglote. Sua mãe foi informada por algumas pessoas que não havia motivos para preocupação, uma vez que eram pedaços de um animal que morreu e estava se desmanchando.
Assinale a resposta correta:
a) a opinião das pessoas está correta, pois se é apenas um pedaço do bicho ele deve ter morrido.
b)  as pessoas deram à mãe uma informação errada, pois a proglote é o bicho inteiro e não só um pedaço.
c) de acordo com as informações do exame, o menino deve estar com lombriga.
d) a mãe deve se preocupar e procurar um médico, pois a presença da proglote indica que seu filho está com uma tênia adulta em seu intestino.

10. Sobre as tênias, assinale a alternativa correta.
a) A ingestão de carne malcozida contendo cisticercos causa a cisticercose. 
b) A Taenia saginata, além de ventosas, possui ganchos na sua extremidade anterior. 
c) Uma pessoa se torna hospedeira intermediária da tênia quando ingere seus ovos, resultando na cisticercose humana. 
d) O cozimento da carne, antes de ingeri-la, é a única maneira de se prevenir contra as teníases.


11. Os primeiros registros de doenças causadas por vermes parasitários, ou helmintos, se encontram no papiro de Ebers, de 1500 a.C., em que se reconhecem descrições de tênias e lombrigas, estas últimas de incidência ainda bastante comum no Brasil e em outros países do terceiro mundo no final do século XX.
(http://www.biomania.com.br/bio/conteudo.asp?cod=3123)


Com base na figura ao lado e ao texto acima, pode-se afirmar que o problema apresentado por esse indivíduo pode ser evitado através do uso de práticas como:
a) uso de telas e inseticidas;
b) comer carne bem passada e legumes crus;
c) educação sanitária e vacinação;
d) lavar bem alimentos e construir esgotos;
e) construir casas de alvenaria e combater o barbeiro.

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Filo dos Poríferos e dos Cnidários - Aula completa

Professores e Alunos,

Deixo nesta postagem uma empolgante aula com:
- Introdução ao Reino Animal
- Poríferos
- Cnidários

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REINO ANIMAL: OS INVERTEBRADOS
Introdução ao Reino Animal

O Reino Animal é definido segundo características comuns a todos os animais: 
·         Eucariontes
·         Multicelulares
·         Heterotróficos, que obtêm seu alimento por ingestão de nutrientes do meio.
·         Habitam os mais diferentes habitats da terra.
·         São muito complexos
O ramo da biologia que estuda os animais é denominado Zoologia (zoo = animal, logus = estudo). É muito comum, em Zoologia falar-se em animais invertebrados e animais vertebrados.
Os invertebrados são todos os animais que não possuem vértebras e, consequentemente, coluna vertebral. A maior parte dos animais é formada pelos invertebrados, caso das esponjas, medusas, planárias, vermes, minhocas, insetos, siris, estrelas-do-mar e outros.
Os vertebrados correspondem a todos os animais que possuem vértebras, caso dos peixes, anfíbios, répteis, aves e mamíferos. Os vertebrados correspondem a um subfilo dentro do filo dos cordados.

Devido à complexidade do Reino Animal vamos estudá-los em filos e classes. Os principais Filos são:
·         Filo dos Poríferos
·         Filo dos Cnidários
·         Filo dos Platelmintos
·         Filo dos Nematelmintos
·         Filo dos Anelídeos
·         Filo dos Moluscos
·         Filo dos Artrópodes
·         Filo dos Equinodermos
·         Filo dos Cordados
1.      Classe dos peixes
2.      Classe dos anfíbios
3.      Classe dos répteis
4.      Classe das aves
5.      Classe dos mamíferos

  


Filo dos Poríferos – Características gerais


São representantes deste filo os animais chamados de esponjas ou poríferos (do latim porus, ‘poro’, ‘orifício’, e ferre, ‘que transporta’, ‘portador’).
  • Animais menos evoluídos de todos.
  •  Multicelulares, mas suas células não formam tecidos bem definidos e muito menos se estruturam em órgãos.
  • Aquático, predominantemente marinhos, vivendo presos às rochas ou outros substratos do fundo do mar ou dos rios.
  • O corpo perfurado por grande número de poros, por onde entra a água, e um único poro grande exalante (o ósculo), pelo qual sai a água após percorrer a cavidade central do corpo.
  • Os poríferos não possuem sistemas (digestivo, respiratório, nervoso e reprodutor). Eles realizam a digestão intracelular. A respiração e a excreção se fazem por difusão direta entre a água circulante e as suas células.
  • São animais filtradores, pois filtram água para obter partículas alimentares (bactérias, algas, cianobactérias, restos de matéria orgânica etc) e para obter oxigênio.
  • Coloração variável conforme a alimentação.

  • São hermafroditas, porém não possuem gônadas.

Algumas "esponjas" usadas no banho e na cozinha não vêm do animal marinho, e sim de uma planta do grupo das cucurbitáceas, a Luffa.

Existem representantes minúsculos (2 mm), outros, podem chegar a mais de 2 metros..
 




Classificação dos Poríferos








Atividades sobre Filo dos Poríferos

01. Por que as esponjas são também chamadas de poríferos?
02. Como é chamada a cavidade interna de uma esponja?
03. Por que se diz que os poríferos são animais filtradores?
04. De que se alimentam as esponjas?
05. Como uma esponja pode se reproduzir assexuadamente?
06. Quantas espécies de esponjas são catalogadas atualmente?
07. Desenhe uma esponja e indique o nome de suas principais estruturas.
08. Descreva o percurso da água pelo corpo das esponjas.
09. Qual o habitat das esponjas?
10. Como as esponjas são classificadas?




Filo dos Cnidários – Características gerais


Os cnidários são constituídos basicamente por uma cavidade digestora e uma boca rodeada de tentáculos. Existem mais de 10000 espécies de cnidários.

Etimologicamente, a palavra cnidária vem do grego (knidos, ‘urticante’). O mesmo ocorre com o vocábulo celenterado (do grego koilos, ‘oco’, e enteron, ‘intestino’).
·         Possuem tecidos bem definidos com alguma organização de sistemas.
·         Os cnidários são os primeiros animais a apresentarem células nervosas (neurônios).
·         São os primeiros animais a possuírem gônadas, isto é, órgãos produtores de gametas. Também possuem células epitélios-musculares de cuja contração resulta os movimentos rápidos do corpo.
·         Possuem cnidoblastos que são células especializadas para a defesa, contendo uma pequena cápsula capaz de injetar uma substância paralisante ou irritante na pele do animal que lhe toque na superfície.
·         Carnívoros, digestão intracelular e extracelular. Apresentam boca, mas não possuem ânus
·         Vida livre ou séssil (coloniais).
·         Dulcícolas ou água salgada.
·         Existem dois tipos morfológicos de indivíduos: os pólipos e as medusas. Os pólipos são sésseis, ou seja, vivem fixos a um substrato e as medusas são organismos livres e natantes.
·         Podem formar colônias como é o caso das caravelas e dos corais.


  



Atividades sobre o Filo dos Cnidários

01. Qual a origem das palavras cnidário ou celenterado?
02. Como é chamada a cavidade interna de um cnidário?
03. Quais características evolutivas dos cnidários em relação aos poríferos?
04. De que se alimentam os cnidários? Como é alimentação?
05. Como um cnidário pode se reproduzir assexuadamente e sexuadamente?
06. Quantas espécies de cnidários são catalogadas atualmente?
07. Desenhe as duas formas do corpo dos cnidários e indique a diferença entre elas.
08. O que são cnidócitos? Para que servem? Onde ficam?
09. Qual o habitat dos cnidários?


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