Reino Monera



O reino Monera compreende bactérias e cianobactérias
As bactérias e as cianobactérias são seres unicelulares, embora várias espécies se apresentem como colônias, formadas por agrupamentos celulares.
Além da unicelularidade, os seres pertencentes ao Reino Monera possuem a propriedade de serem procariontes, ou seja, suas células não possuem membrana nuclear, a ausência dessa membrana resulta na difusão do material genético no citoplasma.

Bactérias

Com cerca de 3000 espécies, as bactérias estão entre os menores e mais simples organismos e são, provavelmente, os organismos mais abundantes do planeta, sendo encontradas em praticamente todos os meios: na terra, na água e no ar, na superfície ou no interior de organismos, em objetos e nos materiais em decomposição.
A maioria das bactérias não ultrapassa 1 m m (micrômetro), mas algumas podem atingir 10 m m ou mais ( o micrômetro é a milésima parte do milímetro).
De acordo com a forma que apresenta, elas recebem um denominação específica: cocos (esféricas), bacilos (alongadas, em forma de bastonete), espirilos (em forma de espiral) e vibriões (lembram uma vírgula). 
Os cocos podem se associar, formando diversos tipos de colônias:
Diplococos: colônia de dois indivíduos; 
Tétrade: colônia de quatro indivíduos; 
Estreptococos: colônia em forma de colar ou fila; 
Estafilococos: colônia em forma de cacho; 
Sarcina: colônia em forma de cubo; 
Pneumococos: colônia de dois indivíduos, em forma de chama de vela; 
Gonococos: colônia de dois indivíduos, em forma de rim.
As bactérias em geral são heterótrofas, mas existem espécies autótrofas e parasitas de animais, inclusive do homem.
Dentre as doenças de maior gravidade causadas por bactérias, devem ser lembradas a meningite, a tuberculose, a difteria, a lepra, a febre tifóide, a disenteria bacilar, o tétano, e o cólera.
Muitas dessas doenças podem ser evitadas pela vacinação como, por exemplo, a tuberculose, a difteria, o tétano e a meningite.

A importância das bactérias

Quando falamos em bactérias, em geral as associamos a doenças. Porém, nem todas são nocivas à saúde. Muitas espécies são úteis ao homem, dentre elas bactérias do ácido acético, utilizadas na fabricação de vinagre, e os lactobacilos, empregados na preparação de coalhadas, iogurtes, queijos etc. Além disso, as bactérias são fundamentais para o equilíbrio da natureza. Como exemplo podemos citar as que participam do ciclo do nitrogênio, permitindo sua utilização pelas plantas terrestres.
Devemos lembrar ainda das bactérias decompositoras, que permitem a reciclagem de elementos através da decomposição dos corpos mortos. As bactérias que vivem no nosso trato digestivo produzem vitaminas essenciais à nossa saúde.

Cianobactérias

As cianobactérias são organismos unicelulares procariontes.
Algumas vivem isoladamente, enquanto outras se associam em colônias de até 1 metro de comprimento.
São seres autótrofos fotossintetizantes. Além da clorofila, as cianobactérias possuem ficocianina (pigmento azul) e a ficoeritrina (pigmento vermelho).
Cianobactéria
As cianobactérias são seres de grande distribuição natural, ocorrendo em água doce, terra e mar. São bastante comuns em fontes termais, suportando temperaturas acima de 80 ºC. Em associação com certas espécies de fungos, formam os línquenes.
Elas têm pequena exigência de nutrientes, proliferando em qualquer ambiente onde haja apenas gás carbônico, nitrogênio, água, alguns minerais e luz.
Algumas cianobactérias são capazes de fixar o nitrogênio do ar atmosférico, aproveitando esse gás para construir suas proteínas.
Fonte: educar.sc.usp.br




Segue uma aula completa sobre o Reino Monera.


Para baixar clique aqui
Leia Mais ››

Atividades de Ciências sobre Sistema Circulatório, Excretor, Esquelético e reprodutor


Atividades de Ciências sobre 
Sistema Circulatório, Excretor, Esquelético e reprodutor
Nome: ________________________________________________________nº _____________

Turma: ________ Professor (a) _______________________ data: ____/_____/______

Para fazer donwload desta atividade em word clique aqui


01 – Qual alternativa abaixo possui somente exemplos de órgãos do Sistema circulatório:

a)    Coração, pulmão, veias e artérias   
b)    Coração, veias, artérias e uretra
c)    Coração, vasos sanguíneos e vasos linfáticos
d)    Coração, aorta e cava

02 – Os vasos sanguíneos abaixo são ricos ou pobres em O²? Indique a sequência correta.

·         Artéria pulmonar __________________
·         Artéria aorta __________________ 
·         Artéria coronária __________________
·         Veia cava ________________________
·         Veia pulmonar ____________________

a) pobre, rica, pobre, rica, pobre
b) pobre, pobre, pobre, rica, rica
c) pobre, rica, rica, pobre, rica
d) rica, rica, rica, pobre, pobre

03 - Relacione a 2ª coluna de acordo com a 1ª e indique a sequência correta:

       1ª COLUNA                        2ª COLUNA
(1) miocárdio
(2) pericárdio
(3) endocárdio
(4) mediastino

(      ) espaço entre os dois pulmões, onde fica o coração.
(      ) membrana interna que reveste o coração.
(      ) membrana dupla e externa que protege o coração
(      ) músculo do coração.

a) 4 - 3 - 2 – 1             b) 3 - 2 - 4 – 1          c) 2 - 4 - 3 – 1             d) 4 - 3 - 1 - 2


04 – Sobre o Sistema Excretor marque a única alternativa ERRADA:

a)    A principal função da bexiga é armazenar urina.
b)    A urina é produzida nos rins nas unidades filtradoras chamadas de néfrons.
c)    A estrutura que conduz a urina até a bexiga são os ureteres.
d)    A uretra é um canal que só existe no sistema reprodutor masculino, a mulher não tem uretra pelo fato de urinar pela vagina (canal da menstruação).

05 – Sobre o Sistema Esquelético marque a única alternativa CORRETA:
a)    Os ossos podem ser chatos, curtos e longos
b)    No recém nascido os ossos do crânio estão totalmente formados.
c)    Os ossos são compostos somente de proteínas.
d)    O maior osso do nosso corpo é a clavícula.

06 – Marque V para verdadeiro e F para falso e indique a sequência correta:

·         (     ) As articulações são regiões do corpo que ligam um osso em outro.
·         (     ) Os ligamentos são cordões fibrosos que prendem um osso no outro.
·         (    ) As articulações existentes entre os ossos do crânio permitem grandes movimentos.
·         (  ) Os tipos de articulações são: sinartroses, anfiartroses e diartroses.
a) F,V,V,V                  b) F,F,F,F      
c) V,V,V,V                  d) V,V,F, V

07 - Qual alternativa abaixo possui somente exemplos de órgãos do Sistema reprodutor masculino:

a)    testículos, próstata, pênis e uretra.   
b)    vesícula seminal, útero, pênis e uretra
c)    trompas de Falópio, pênis e vesícula seminal
d)    testículos, próstata e ovários.

08 – Qual alternativa abaixo possui somente exemplos de Doenças sexualmente transmissíveis.

a)    Gonorréia, Cistite e Hipertensão      
b)    AIDS, Câncer e Tuberculose
c)    AIDS, Sífilis e Gonorréia      
d)    AIDS, Candidíase e Gripe

Foi um grande prazer trabalhar com você este período, desejo-lhe sucesso e muitas realizações.
Com carinho!

Respostas: 
01. d
02. c
03. a
04. d
05. a
06. d
07. a
08. c

Para fazer donwload desta atividade em word clique aqui

Leia Mais ››

Lançamento do Livro: PESQUISA NA EDUCAÇÃO BÁSICA – RELATOS DA I MOSTRA DE CIÊNCIAS DA UFMG.

Foi lançado no dia 01 de março as 14:00 horas o livro: PESQUISA NA EDUCAÇÃO BÁSICA – RELATOS DA I MOSTRA DE CIÊNCIAS DA UFMG.

Neste livro o Projeto Pariri da Escola Estadual Manoel Antônio de Sousa (Azurita- Mateus Leme) tem um capítulo publicado intitulado: Caracterização botânica e prospecção química de Arrabidaea chica (Bignoniaceae). 

São autores de um capítulo deste livro os três alunos de Iniciação científica: 
Cristopher Mateus Carvalho, 
Jaqueline Campos Costa 
Júlia Maria Resende Ferreira

E os professores:
Fernanda Aires Guedes Ferreira
Fernando César Silva




Esta é mais conquista do  projeto Pariri. 
Leia Mais ››

Fecundação e gravidez: cada passo


A fecundação acontece quando o espermatozoide (célula reprodutiva masculina) e o óvulo (célula reprodutiva feminina) encontram-se dentro do corpo da mulher, numa das trompas de Falópio.



Na seguinte animação, você acompanhará o processo da concepção - desde a liberação do óvulo pelo ovário feminino, até a sua implantação na parede do útero após a fecundação.





O que é fecundação?
Fecundação é o nome dado ao evento no qual ocorre a união entre o gameta masculino e o feminino: espermatozoide e ovócito secundário, respectivamente. Ele ocorre geralmente na tuba uterina, e em até trinta e seis horas após a ovulação.

Assista o vídeo abaixo que mostra o longo caminho que os espermatozoides percorrem até chegar ao óvulo. 



Como ocorre a fecundação?
Durante o ato sexual, na ejaculação, o homem libera, juntamente com o esperma, cerca de 350 milhões de espermatozoides. Esses, cuja formação se inicia somente na puberdade, se direcionam da vagina para o útero, e dele para as trompas, buscando atingir o gameta feminino, que exerce forte atração química sobre eles. Durante o percurso, muitos ficam para trás; e somente um, ou um número um pouco maior que esse, consegue atingir o ovócito.
Chegando ali, uma glicoproteína da zona pelúcida, chamada ZP3 se une ao gameta masculino, permitindo com que ele atravesse essa estrutura e atinja a membrana plasmática do ovócito, graças à ação de enzimas que ele é estimulado a liberar. Em seguida, proteínas da membrana plasmática do espermatozoide permitem a união entre as membranas de ambos, impedindo que novos espermatozoides se direcionem.
A cauda do espermatozoide se degenera, e seu cromossomo se condensa ao ovócito após este sofrer meiose. Depois, todo o zigoto sofre meiose, apresentando, ao final, 23 cromossomos maternos e 23 paternos.
Cerca de nove dias após a ovulação já há como detectar se a mulher está grávida ou não, já que, em caso positivo, a fecundação propicia a produção de gonadotrofina coriônica humana (HCG). Esta glicoproteína é liberada pelo corpo-lúteo, estrutura formada a partir do folículo ovariano, após a liberação do ovócito. Ela impede que o corpo feminino tenha novas menstruações e ovulações.

Passo a passo do desenvolvimento embrionário. 






Leia Mais ››

Gravidez: vídeo mostrando a barriga da grávida crescendo


Casal cria vídeo incrível de toda a gestação



Uma mulher e seu parceiro passaram nove meses trabalhando em um vídeo projeto para documentar a gravidez. O vídeo mostra a barriga crescer a partir de uma barriguinha plana, para uma protrusão de grandes dimensões ao final de sua gravidez, e finalmente para a chegada de uma linda menina.





Leia Mais ››

Aula de Química experimental: estrutura e composição da matéria

Confira abaixo a aula de química que aborda vários temas químicos. Pode ser dada como revisão para avaliação.


Para baixar aula 1 clique aqui 
Para baixar aula 2 clique aqui




Leia Mais ››

Funções químicas

Confira a aula, a seguir, sobre funções químicas. Ideal para alunos da EJA e para 9º anos de Ciências.

Para baixar clique aqui


Leia Mais ››

Aula em power-point sobre o Sistema Excretor

Aula em power-point sobre o Sistema Excretor

Para baixar clique aqui
Leia Mais ››

Atividades de Ciências sobre Reconhecendo um ser vivo: as células

Atividades de Ciências sobre 
Reconhecendo um ser vivo: as células
Nome: ________________________________________________________nº _____________

Turma: ________ Professor (a) _______________________ data: ____/_____/______

1. Qual a menor porção de um ser vivo capaz de executar as diversas funções vitais responsáveis pela manutenção da vida em um organismo?

2. Quais são as partes básicas de uma célula?

3. Como se chamam os seres formados por uma só célula? Dê exemplos.

4.   Como são chamados os diferentes conjuntos de células semelhantes na forma e na função que podemos encontrar no nosso corpo?

5.  Qual a principal diferença entre célula vegetal e animal?

6. O que são seres autótrofos? Cite um exemplo.

7.  Em que local da célula encontramos organelas celulares?

8.  Qual a diferença entre célula procarionte e eucarionte?

9.  Qualquer indício da presença deorganismos que viveram em temposremotos da Terra, é considerado:
a. Fóssil     
b. Antrópico
c. Hermafrodito
d. Heterótrofo
10. Numere a segunda coluna de acordo com a primeira:


( 1 ) células
( 2 ) tecidos
( 3 ) órgãos
( 4 ) sistemas
( 5 ) organismos  

(              ) reunião de vários órgãos
(              ) conjunto de tecidos
(              ) conjunto de células
(              ) reunião de todos os sistemas
(              ) menores partes que formam o corpo humano
Leia Mais ››

Atividades de Ciências sobre Água - O ciclo da água na natureza

Atividades de Ciências sobre  Água - O ciclo da água na natureza
Nome: ________________________________________________________nº _____________

Turma: ________ Professor (a) _______________________ data: ____/_____/______


Para baixar esta atividade em word (com respostas e sem respostas) clique aqui

01.  Assinale com x a alternativa que contenha a melhor resposta:


·         O ciclo da água na natureza é formado pelos seguintes elementos:
a.        (              ) nuvens, cristais de gelo, neblina
b.       (              ) chuva, nuvens, neblina
c.        (              ) vapor de água, névoa, neblina
d.       (      x      )toda água existente no planeta

·         Quando a água contida nas nuvens se transforma em chuva ocorre:
a.        (      x     ) precipitação
b.       (              ) evaporação
c.        (              ) infiltração
d.       (              ) filtração


02.  Marque V para verdadeiro e F para falso:
a.        (V) o vapor de água que sobe da Terra para a atmosfera, encontrando camadas mais frias, se condensa e forma as nuvens.
b.       (F) no ciclo da água, a chuva não tem importância fundamental para os animais e plantas.
c.        (V) a água das nuvens precipita-se na superfície terrestre em forma de chuva, neve ou granizo.
d.       (V) no solo, a água da chuva pode escorrer até um rio, lago ou mar.
e.       (V) a evaporação da água umedece o ar que respiramos.
f.         (V) nas cidades poluídas, a água das chuvas pode trazer com ela substâncias diversas e micro-organismos que estavam em suspensão no ar.
03. O desenho abaixo mostra o ciclo da água na natureza. Escreva nos retângulos em branco o nome de cada um dos processos representados.

04. Explique, em poucas palavras, a trajetória do ciclo da água na natureza.
Da atmosfera para a superfície terrestre e da superfície terrestre para a atmosfera, passando ou não pelos seres vivos. 

05.  Como as plantas obtêm e como perdem água?
As plantas podem absorver água líquida do solo através de suas raízes. Elas perdem água, na forma de vapor, pela transpiração e pela respiração. 


06.  Cite duas maneiras pelas quais você ganha e perde água do seu corpo?
Nós obtemos água: bebendo-a diretamente ou através de alimentos que ingerimos. Perdemos água, devolvendo-a ao ambiente, através da urina, do suor, das fezes e da respiração.

07.  Qual a origem do vapor de água que vai para a atmosfera?
O vapor de água da atmosfera origina-se principalmente da: evaporação da água dos oceanos, mares, rios, lagos e poços; Liberação de vapor de água através da respiração e da transpiração dos seres vivos em geral.

08.  Por que a evaporação pode ser considerada um filtro natural da água?
Podemos considerar a evaporação como um filtro natural da água porque nesse processo o vapor de água, sendo mais ‘leve’ que o ar, sobe limpo e a água fica livre de todas e qualquer partícula sólida e micro-organismos.

09.  Por que a água das chuvas nem sempre retorna limpa para a superfície da Terra?
A água das chuvas nem sempre retorna limpa para a superfície terrestre porque encontra diversas poluições que estavam suspensas no ar.

10.  No ciclo da água, qual a importância da chuva?
A chuva é importante porque a água que infiltra no solo, chegando ao lençol freático limpa e cristalina. A chuva tem importância fundamental pela distribuição da água nas diversas regiões da Terra.

11.  Por que a água de um lençol freático ou subterrâneo é limpa?
Porque as camadas do solo que a água atravessa funcionam como um filtro natural.

12.  Por que é importante a elaboração de um calendário agrícola pelos agrônomos?
As plantas são, em geral, muito sensíveis às variações climáticas. Existem épocas apropriadas para o plantio e para a colheita. Baseados nessas observações, os agrônomos elaboraram calendários agrícolas para orientar os lavradores a fazer um plantio correto e evitar prejuízos. 

Para baixar esta atividade em word (com respostas e sem respostas) clique aqui
Leia Mais ››

Sistema Digestório - Aula em power point

Sistema Digestório - Aula em power point

Para baixar clique aqui
Leia Mais ››

revisão sobre Sistema Digestório e Sistema Respiratório

Sistema Digestório e Sistema Respiratório


Baixe a aula, a seguir, em power point feita para revisar o conhecimento sobre sistema Digestório e Respiratório. 


Para baixar esta aula  clique aqui



Leia Mais ››

Sistema respiratório - Aula em power point


Sistema respiratório - Aula em power point

para baixar clique aqui

Leia Mais ››

Vale a pena Conferir!

O que você está procurando no O melhor da Biologia? Digite aqui:

Confira!

Este blog é um trabalho voluntário e apaixonado que desenvolvo de forma complementar, desde de 2009, ao meu trabalho como docente e pesquisadora.

Fazer este espaço de educação e ciências se tornou um hobby e uma contínua fonte de capacitação profissional.

Todo material existente aqui é para ser usado por todos os professores e alunos que desejarem. Não havendo nenhum custo financeiro.

Fernanda Aires Guedes Ferreira

Deixe aqui seu comentário.